Em horas vadias de um sábado, resolvo pesquisa a origem do sobrenome "moro" para ver de onde vem o ódio medieval do Savonarola de Curitiba, o Sérgio Moro que hoje inferniza a vida do Brasil com suas prisões preventivas eternizadas, convicções e partidarismo explícito para jogar a noção de Justiça na lata de lixo.
Sérgio Moro é o da esquerda. À direita
seu inspirador Savanorola o impiedoso
carrasco da Inquisição
Dei com duas definições distintas. A primeira no Wikipedia e a segunda no site "Origem do Sobrenome". Ambas têm conotação negativa e vale a pena relatá-las.
No Wikipedia está lá registrado uma origem que na Idade Média teria levado o justiceiro de Curitiba diretamente para a fogueira por sua conotação com muçulmanos. Diz a enciclopédia virtual:
Moro ou Moros pode referir-se a:
- Laranja Sanguínea - variedade de laranja que, dentre os subtipos, possui um chamado "moro"
- Moro (etnia), povos indígenas em sua maioria muçulmanos do sul das Filipinas
No site sobre origens de sobrenomes consta origem que também remete a área geográfica dominada pelos muçulmanos, chamados de "mouros" na Inquisição.
Origem da família Moro
Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é uma designação que indicava uma pessoa oriunda do norte da África, mais especificamente de uma região conhecida como Mauritânia pelos romanos e por extensão indicava também qualquer cidadão que tivesse a pele morena, escura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário