segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Chutando a própria escada

O sociólogo Marcelo Zero fez lúcida análise do ano de 2016 para o site Viomundo, do Luiz Carlos Azenha. O título de nossa postagem é um resumo do Brasil no ano passado, o ano em que abdicamos de nossa condição de nação em desenvolvimento para nos tornar republiqueta de bananas sem qualquer significado internacional. 

Do texto extraímos este trecho: 



"O golpe tem uma agenda geopolítica implícita.

 Trata-se de extinguir diretrizes vitais da antiga política externa altiva e ativa, como a da integração regional via Mercosul, a da cooperação Sul-Sul, a das alianças estratégicas com os BRICS, a da reaproximação à África e ao Oriente Médio, etc.

 Essas diretrizes nos transformaram de país frágil e periférico da década de 1990 em ator internacional de primeira grandeza, com espaço de relevo assegurado em todos os foros internacionais e com interesses próprios e independentes bem definidos.

 Na realidade, o objetivo maior do golpe é reinserir o Brasil na órbita dos interesses geoestratégicos dos EUA e aliados e abrir nossa economia às necessidades do capital financeiro globalizado e das “cadeias mundiais de valor”.

 Isso não é teoria de conspiração. É somente a dura realidade da implacável e óbvia luta geopolítica que se desenvolve hoje no mundo. Quem não consegue entender isso, não conseguirá entender nada.

O fato concreto é que o golpe vem apequenando o Brasil em todos os sentidos.

O pior, contudo, é que esse processo de fragilização do nosso Estado Nação não foi imposto pela força. Foi alegremente assumido por setores importantes das nossas “elites”."


O texto completo está em: http://www.viomundo.com.br/politica/marcelo-zero-2016-o-ano-que-o-brasil-se-autoimplodiu-e-chutou-a-escada-do-seu-futuro-de-pais-plenamente-desenvolvido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário