quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Má fé ou manipulação?

A Folha de S. Paulo e seu portal o UOL estão de má fé ou pretendem manipular opinião? 

Explico: hoje à tarde o portal do UOL abriu chamada para a reforma da previdência com foto de Lula, Dilma e Fernando Henrique, afirmando em manchete que os três também fizeram reforma no sistema previdenciário brasileiro. 



Com o título e foto dos três presidentes eleitos:

Os presidentes e a Previdência

Fernando Henrique, Lula e Dilma também mudaram aposentadoria

No título da matéria interna acrescentaram entre parentes a palavra "menores" como se vê: 

FHC, Lula e Dilma também fizeram mudanças (menores) na aposentadoria

o portal tenta justificar Temer, mas omite que no final do texto completo da matéria está a indicação de que Michel Temer pretende mudar muito mais a aposentadoria do que fizeram seus antecessores que apenas corrigiram distorções. Está lá no fim do texto: 

4) Temer: remédio 'é bem mais amargo'

Os especialistas ouvidos pelo UOL afirmam que a proposta de reforma do governo Temer é mais rigorosa do que as anteriores. "Desta vez o remédio é bem mais amargo", afirma o professor Daniel Pulino.
Ele cita questões como a idade mínima exigida para a aposentadoria e as regras de transição muito rigorosas para os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho. "O sistema proposto é muito rígido e não prevê situações especiais, como os trabalhadores rurais", afirma.
Para Jane Berwanger, do IBDP, a reforma previdenciária pode prejudicar, em vez de beneficiar a arrecadação, caso seja aprovada. "A idade mínima para a aposentadoria é muito alta, principalmente para quem começou a trabalhar cedo. As pessoas vão ficar desestimuladas de contribuir com a previdência", diz Jane.
  
Falta a ombudsman da Folha vir a público dizer que o jornal está errado e manipula ou distorce informações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário